Porto, Portugal e Biofilmes7

0 Comments

Imagem

Uma equipe bem grande apareceu!

Para dar o pontapé inicial na Europa, vou começar em Porto, Portugal, em uma conferência chamada Biofilmes 7. O Biofilms 7 é um encontro semestral para pesquisas associadas a biofilmes de qualquer forma. Um biofilme é basicamente um conjunto de células, bactérias, por exemplo, que se unem em uma comunidade para formar uma película – pense no material que fica preso na superfície da sua piscina e que faz com que ela pareça viscosa. Os cientistas que participaram da conferência têm diversas profissões, desde biofilmes no corpo humano, passando por bioincrustação (entupimento e deterioração) de tubulações e drenos, até biofilmes produtivos para biorremediação (limpeza de locais contaminados com microorganismos) e energia renovável (células de combustível microbianas e produção de metano). Na conferência, tenho a oportunidade de conhecer professores e alunos de pós-graduação de todo o mundo. Talvez uma das melhores características da conferência seja o fato de que eles têm máquinas de café expresso para garantir que todos tenham seu próprio café expresso personalizado durante a conferência.

Talvez eu devesse ter mencionado isso em um post anterior; no entanto, a maioria das conferências científicas segue um formato comum: apresentações orais (palestras) geralmente são feitas por palestrantes convidados e por um grupo seleto de indivíduos que têm os resumos mais atraentes (descrições curtas de suas pesquisas que são enviadas a um painel para análise alguns meses antes da conferência), sessões de pôsteres nas quais as pessoas que enviaram resumos que não são apresentações orais colocam seus dados em um pôster grande para que as pessoas possam examiná-los e fazer perguntas, apresentações de expositores (se a conferência for patrocinada) que são apresentadas em um salão de expositores que geralmente fica ao lado dos pôsteres, intervalos para café para conversas cruzadas e, geralmente, pelo menos um jantar de congresso/banquete com pratos individuais. A sessão de pôsteres da Biofilms 7 fica em um corredor estreito, com cerca de 100 pôsteres apresentados simultaneamente. Isso faz com que a tarde seja íntima, lotada e apertada. No entanto, a proximidade da sessão de pôsteres cria um excelente espaço para conversas e discussões. As apresentações dos palestrantes ocorrem em uma sala no final do corredor. Listei algumas apresentações de palestrantes que merecem destaque no final desta postagem.

O jantar de congresso da conferência foi realizado em um local chamado Taylor’s. A Taylor’s é uma conhecida produtora de vinho do Porto – um vinho doce que só é produzido no Vale do Douro, em Portugal.

Café expresso grátis para todos!

Os pôsteres ficaram um pouco apertados.

O gosto é tão bom quanto a aparência

A sala dos apresentadores estava lotada

Veja: 6000 galões de vinho do Porto!

O vinho do Porto é um vinho de sobremesa muito doce, geralmente com cerca de 20% de álcool. O vinho do Porto é produzido interrompendo a fermentação durante o processo de envelhecimento por meio da adição de álcool destilado a 70%. O resultado é um vinho doce, pois o açúcar não é totalmente fermentado, e um vinho alcoólico, devido ao álcool adicionado. O vinho do Porto é enganosamente suave – o senhor foi avisado! A Taylor’s é um dos vários locais para comprar vinho do Porto no Porto. Sentei-me com uma equipe ao vivo durante o jantar: Daniel (Reino Unido) – o mestre da selfie, Spela (Eslovênia) – a mestre das inclinações, Amanda (Estados Unidos) – a mestre do debate, e Joey (Canadá) – apenas me dê uma cerveja! Nossa equipe acabou passando boa parte da conferência – fomos a bares de vinho do Porto, andamos de barco no Douro e caminhamos pelo Douro.

A equipe no jantar do congresso no Taylor’s

Daniel – mestre da selfie

Depois da conferência, a maior parte do meu tempo é passada com as pessoas que conheço no albergue, o Porto Spot Hostel, “um dos albergues mais bem avaliados do mundo”. A primeira coisa que faço depois de fazer o check-in é carregar todo o meu equipamento por três lances de escada até meu quarto com três beliches. O ambiente no albergue é muito descontraído e acolhedor.

Dentro da Estação São Bento

Os portugueses, como a maioria dos europeus, assistem ao futebol religiosamente. Enquanto estou hospedado no albergue, Portugal está jogando duas partidas. Na noite anterior a um dos jogos, noto que o quadro-negro na cozinha do albergue diz que Portugal está jogando contra a Polônia e que serão distribuídas cervejas grátis para cada gol que Portugal marcar – estou dentro! Portugal acaba marcando um gol (cerveja grátis!) e a Polônia marca um. Isso significa pênaltis – depois de uma discussão amigável com os funcionários do albergue sobre o significado de “pênalti”, considerando o contexto de uma cerveja grátis por gol, eles decidem que não há como acomodar todos os hóspedes do albergue assistindo ao jogo (veja: todos os hóspedes do albergue) uma cerveja ou um shot toda vez que Portugal marcar um pênalti. Chega-se a um consenso e, depois que Portugal finalmente sai vitorioso: “O senhor ganha uma cerveja, e o senhor ganha uma cerveja, e o senhor ganha uma cerveja – todo mundo ganha uma cerveja!”

As tensões aumentam

Enquanto estava no albergue, é claro, conheci uma multidão internacional diversificada, mas essas duas dinamarquesas em particular, Mette e Sofie, são muito divertidas, um canadense chamado Zev com um ceceio sutil e uma inglesa chamada Rebecca. As duas dinamarquesas são irmãs “gêmeas”, nascidas com vinte minutos de diferença.

Sofia é uma bandida atrevida, sarcástica e salobra, que fuma como uma chaminé, às vezes duas de uma vez; mentol e não mentol simultâneos. Ela é uma dinamarquesa de 1,80 m de altura, 90 kg, branca, de cabelos loiros e olhos azuis, que se apresenta como “das ruas de Gana, com rica ascendência africana”; um cigarro aceso em uma das mãos; um olhar inexpressivo no rosto.

Mette é muito mais reservada, tem a mesma estatura e fuma zero cigarros ao mesmo tempo. Ela é a “irmã mais velha”, tendo nascido 20 minutos antes de Sofie. As duas têm as mesmas características caucasianas, mas têm aparência diferente, falam de forma diferente e agem de forma diferente; no entanto, elas são tudo menos “gêmeas falsas”. Mette é uma tentativa de dominar a ginástica de bêbado – com um pé quebrado e uma concussão para comprovar isso.

Zev e eu nos damos bem. Nós dois somos mestres do “sass-back”, portanto, naturalmente, podemos devolver o máximo que os “gêmeos sass” nos jogam.

Rebecca é uma enfermeira infantil de Manchester. Ela trabalha em uma ala que lida com doenças muito sérias em algumas idades bem jovens. Ela também tem uma gata vadia que fica dormindo por aí enquanto ela está de férias. Ela tinha provas fotográficas documentadas de seu gato deitado em seu companheiro de apartamento, deitado em seu sofá no Reino Unido! Na verdade, ela não era uma mulher louca por gatos, como a última frase pode sugerir, e era muito agradável conversar com ela.

Havia também o “italiano” da Califórnia que parecia não se importar com nada, inclusive com sua “herança italiana”, até que o jogo de futebol começou, o alemão que iniciou um jogo de girar a garrafa – verdade ou desafio (não, sério). E na minha última noite, havia um monte de alemães e holandeses – os holandeses estavam viajando juntos porque se conheceram jogando D’n’D (não, sério).

Tantos cigarros!

Por que os holandeses não dirigem Smartcars

Nick (alemão) e Wouter (holandês) com Sofie (dinamarquesa).

A equipe do Porto Spot sobrevoando o Porto

Para começar nossa noite de sexta-feira, decidimos visitar um hotel com 18 andares. No 17º andar desse hotel há um restaurante “rooftop” com uma vista panorâmica do Porto. Lá, pedimos uma jarra de sangria por 19 euros e assistimos ao pôr do sol. 19 euros por 1 litro de sangria é bastante dinheiro para a região, mas com um grupo de europeus e ocidentais, dividir 19 euros entre quatro pessoas para um pôr do sol no terraço do Porto é muito barato. Durante nosso tempo nesse hotel, o País de Gales abalou o mundo ao derrotar os belgas na Eurocopa (bem, eles abalaram a Europa, pelo menos).

Panorama de Porto, Portugal

Para nos divertirmos, decidimos jogar alguns jogos de cartas que, é claro, envolviam bebida. O primeiro jogo que jogamos chamava-se “corridas de cavalos” ou algo do gênero. De qualquer forma, as regras não são muito importantes – basicamente, a pessoa que ganha diz a quem perde quantas bebidas precisa consumir. Esse jogo durou uma rodada antes de passarmos para o Shit-head por algumas rodadas. Depois, os dinamarqueses decidiram ensinar a mim e ao Zev um joguinho que vou chamar de “Role um seis e conte até 100”. Nesse jogo, todos recebem uma folha de papel e, para toda a mesa, há um diário e um lápis. No meio da mesa há um copo que contém uma bebida alcoólica de sua escolha. A simplicidade do jogo é realmente o segredo aqui. Para jogar, o senhor vê que cada pessoa precisa rolar o di. Quando um seis é rolado, a pessoa que o rolou precisa beber o copo na mesa, encher o copo novamente, pegar o lápis e começar a escrever os números sequencialmente de 1 a 100. Quando outra pessoa tira um seis, ela toma a dose no meio, enche o copo, pega o lápis e começa a escrever de 1 a 100 em sua folha de papel. A primeira pessoa a chegar a 100 (depois de rigorosas técnicas de verificação da mesa, ou seja, dizer à pessoa que ganhou que vá se foder porque ela é uma trapaceira, não importa o que aconteça) vence. Parece simples, parece um pouco sofismático; esse jogo me fez rir tanto que quase vomitei. Nunca vi tanta cerveja, vinho, copo, papel encharcado e risadas na minha vida.

Mette e Zev fazem sangria

Club Crawl (2AM)

Durante minha última noite em Porto, os dinamarqueses, Zev e eu decidimos que deveríamos fazer sangria e ir a um festival com fogos de artifício. Para a sangria, Mette “inventou” o conceito de introduzir nectarinas – ela estava muito orgulhosa dessa conquista. Enquanto comprávamos os suprimentos, um holandês chamado Wouter (que é exatamente como o senhor esperaria que um holandês chamasse seu filho de Walter) decidiu: “Nossa, o uísque aqui é tão barato, por que não comprar um pouco disso também? Vejo Wouter no ato de executar essa escolha de compra e pergunto gentilmente: “o senhor vai comprar um mixer?” Ele me lança um olhar sutil de confusão e levanta a garrafa que está em sua outra mão – uma garrafa de gim. Ele me informa que o “mixer” para seu uísque é o gim. Além disso, que seu jantar é um saco de batatas fritas.

Enfim, a sangria é uma bomba, mas todos decidem ir a um pub crawl em vez de ir ao festival de fogos de artifício. Penso um pouco e, por fim, decido me juntar ao grupo para ir ao pub crawl. O pub crawl acabou se tornando um “club crawl” que, para aqueles que me conhecem, é provavelmente uma das minhas coisas menos favoritas no mundo. Quando começamos a ir a uma boate, eu já estava bêbado por ter tomado uns seis copos de sangria com o resto da equipe. Cheguei a uma boate e decidi ir embora por volta das 2h. Minha despedida carinhosa do Zev e dos dinamarqueses é um abraço na rua, do lado de fora de uma boate barulhenta, com um segurança nos mandando sair porque estávamos atrapalhando o trânsito da rua. Oh-Porto! Que anticlimático! … o senhor deveria ter feito os fogos de artifício.

Antes de concluir com as apresentações destacadas, quero compartilhar algumas aventuras que fiz durante minha estada no Porto. Durante o passeio de barco no Douro, notei vários edifícios abandonados ao longo das encostas da montanha. Também notei que esses edifícios pareciam ser acessíveis por caminhos na estrada. No dia seguinte, decidi correr até esses locais para explorá-los em um pequeno momento de exploração urbana. Os vídeos abaixo documentam minha jornada pela encosta abandonada da montanha de Porto.

Acima, estudantes tocam belas músicas na rua.

Algumas apresentações merecem destaque:

Eberhard Morgenroth (Suíça) falou sobre a próxima geração de processos de tratamento de águas residuais. Resumo Página 50. (Com base em uma conversa que tive com o Dr. Morgenroth, fui convidado a fazer uma apresentação na Suíça em outubro).

Gillian Lewis (Nova Zelândia) falou sobre mudanças nas comunidades microbianas no norte da Nova Zelândia que estão relacionadas a mudanças sazonais durante o ano. Resumo página 10.

Thomas Wood (Estados Unidos) falou sobre a reversão da metanogênese para capturar metano usando archaea. Resumo página 29.

Edo Bar-Zeev (Israel) falou sobre a redução de bioincrustação em sistemas que usam osmose retardada por pressão para gerar energia a partir de gradientes de sal, a fim de aumentar a eficiência. Resumo página 27.

Markus Stockl (Alemanha) gerou uma célula de fluxo para fazer com que biofilmes eletroativos crescessem em um material de superfície transparente chamado óxido de índio e estanho (a mesma coisa de que é feita a tela do seu telefone). Resumo página 62.

Alain Bergel (França) falou sobre o estado atual dos biofilmes eletroativos. Resumo na página 26.
Caroline Rivalland (Guiné Francesa) falou sobre o papel dos micróbios minoritários em biofilmes eletroativos. Resumo página 28.

Haluk Beyenal (Estados Unidos) assumiu a pesada tarefa de falar sobre mecanismos de transferência de elétrons em biofilmes eletroativos. Resumo página 35.

Cristian Picioreanu (Holanda) modelou matematicamente o ciclo de nitrogênio em reatores de lodo granular. Resumo página 45.

Meu resumo está em página 153.