Um Ano Novo na Malásia e um Aniversário no Vietnã na Universidade de Ciência e Tecnologia de Hanói

0 Comments

Conforme declarado em meu blog de CingapuraPrimeiro fui a Cingapura, depois saí para ver os fogos de artifício do Ano Novo em Kuala Lumpur, depois passeei pelo Vietnã com meu antigo colega de laboratório Binh Nguyene finalmente retornou a Cingapura para visitar Enrico Marsili na Universidade Tecnológica de Nanyang. Se o senhor estiver interessado em saber mais sobre Cingapura e fósforo, visite o blog de Cingapura! Ao contrário de meus outros blogs, em que começo com a ciência e passo para meus pensamentos durante a visita, este blog começa com meus pensamentos e termina com minha visita ao laboratório. Para os senhores que estão aqui estritamente pela ciência, pule para o final deste blog, onde encontrarão uma história e uma descrição da minha visita ao Universidade de Ciência e Tecnologia de Hanói no Vietnã.

Enquanto estava sentado em meu albergue em Cingapura, depois de andar por quase toda a cidade, decidi que estava pronto para ir para outra cidade. Entretanto, como havia planejado muito pouco da parte do Sudeste Asiático da minha viagem com antecedência (além do Vietnã e de Cingapura), fiquei em uma situação um pouco complicada. Eu poderia ir para as Filipinas e visitar uma fazenda ou uma cidade grande; no entanto, não teria muito tempo lá antes de precisar voltar para visitar o Vietnã. Além disso, um avião em um prazo tão curto poderia ser caro. Para determinar onde eu iria passar o Ano Novo, pesquisei na Internet qual cidade do Sudeste Asiático tinha as melhores condições de vida.show de fogos de artifício mais espetacular. Para meu desgosto, notei que Cingapura estava na lista e, por isso, considerei brevemente a ideia de estender minha estadia em Cingapura por mais alguns dias.

Ano Novo em Kuala Lumpur, Malásia!

No entanto, determinado a explorar um novo lugar em um novo país, continuei folheando a página até descobrir que o show em Kuala Lumpur, na Malásia, também é classificado como um dosmais espetaculares do mundo. Como um bônus adicional, há muitoslinhas de ônibus particulares entre Kuala Lumpur e Cingapura que sai praticamente a cada quinze minutos e pode custar apenas US$ 12. A viagem de ônibus de dez horas é bastante prática e relativamente fácil quando se reserva um ônibus noturno, pois o senhor pode sair tarde da noite e acordar quando chegar a Kuala Lumpur (e, como bônus adicional, não precisa pagar pelo custo de ficar em um albergue naquela noite).

Ao chegar em Kuala Lumpur, caminhei alguns quarteirões até o meu albergue e fui recebido por um cara simpático dos EUA. Ele nasceu no Mississippi ou na Carolina do Sul – em algum lugar do sul – e me permitiu fazer o check-in “antecipado”. Em outras palavras, ele me permitiu fazer o check-in às 6h da manhã para que eu pudesse compensar o sono que perdi no ônibus (não sou bom em dormir em ônibus). Quando acordei, conversei com ele e ele me explicou sua situação de vida no último ano.

Ele havia decidido que a carreira que tinha em seu país não o satisfazia. Ele estava cansado de trabalhar em vários empregos de meio período para conseguir pagar as contas e simplesmente manter a qualidade ou o padrão de vida que foi determinado como “aceitável” para a maioria dos residentes dos EUA. Ele, assim como o mais de 76 milhões de adultos nos EUA (~31%), estava vivendo uma vida em que trabalhava o dia todo, todos os dias, para conseguir sustento suficiente para não morrer. Até que um dia ele decidiu que estava acabado com essa vida. Pegou o pouco dinheiro que havia economizado e o investiu em uma passagem de avião para Kuala Lumpur. Quando chegou a Kuala Lumpur, começou a trabalhar para o albergue, pois eles lhe davam hospedagem e alimentação. Depois, encontrou um emprego na cidade ensinando inglês e ganhando cerca de US$ 15 por hora. Para colocar isso em perspectiva, custa cerca de %40 menos para viver em Kuala Lumpur e ter o mesmo padrão de vida que uma pessoa em Phoenix, AZ; ou 55% menos para viver em Kuala Lumpur vs. o custo para viver em Nova York Cidade. Essa pessoa passa de quatro a cinco meses de sua vida trabalhando em tempo integral como professor de inglês em Kuala Lumpur, onde tem relativamente a mesmaqualidade de vida Como cidadão dos EUA, o senhor vive em um albergue e passa os outros sete ou oito meses de sua vida viajando pelo Sudeste Asiático. Ele decidiu deixar para trás o estresse da vida americana de classe média e essa é a vida que ele encontrou para si mesmo.

Isso me faz lembrar de uma conversa que tive nos Estados Unidos quando estava comprando um celular em uma loja em Mesa, AZ. Isso foi depois que voltei para Mesa, AZ, e eu estava contando a ela sobre o #ScienceTheEarth. Ela me disse que nunca poderia fazer nada parecido com a minha viagem, pois sua vida sempre tinha que ter um plano. Contei-lhe a história de um homem que conheci em Kuala Lumpur, que tinha um plano – o mesmo plano que ela tinha – de ir para seus empregos sem saída nos EUA e mal conseguir juntar dinheiro suficiente para pagar as contas. Depois, ele abandonou o “plano” para buscar algo que não o fizesse sentir como se estivesse trabalhando para sobreviver.

Perguntei a ela qual era seu plano. Ela perguntou o que eu queria dizer. Eu disse: “Bem, o plano da senhora é trabalhar aqui vendendo celulares para o resto da vida?” Ela disse que não, na verdade não. Então perguntei novamente: “Qual é o plano da senhora…?

Esse é o nosso dilema. De alguma forma, nos convencemos de que ter um emprego e pagar as contas apenas para sobreviver é um “plano” viável. Convencemo-nos disso porque foi o que nos disseram a vida inteira. Não ter um emprego, não trabalhar todos os dias, não pagar as contas, é o que os perdedores fazem. Mas o senhor, o senhor vai ser um vencedor, e a maneira de ser um vencedor é bater ponto cegamente em vários empregos todos os dias para garantir que você obtenha recursos suficientes para sobreviver. E como é clichê ouvir alguém lhe perguntar se o senhor está realmente “vivendo” e não apenas vivo? No entanto, é exatamente isso que muitos de nós nos convencemos de que é o nosso destino na vida. Nosso propósito, nossa paixão, etc… são coisas para outro lugar e outro momento. Somos incentivados a não nos entretermos com a ingenuidade de nossos sonhos, mas sim a nos enraizarmos na dura realidade que é a luta por um salário em um mundo de recursos limitados.

Vida na cidade de KL

E por quê? Quem estabeleceu essas regras? É o senhor não é sustentável para nos enganarmos e acreditarmos que precisamos trabalhar para escapar do trabalho – que as atividades com as quais nos ocupamos no dia a dia não servem a nenhum propósito maior do que nos permitir obter os recursos necessários para escapar dessa vida. Em vez disso, as ações que realizamos no dia a dia, o trabalho em si, é que devem ser nossos objetivos. Por que viver a maior parte de sua vida com a esperança de que um dia o senhor possa ter os meios para escapar dessa vida?

Não é absurdo que devamos aproveitar o tempo que passamos nesta Terra. É um absurdo que esperemos não gostar da maior parte dele para escapar do que não gostamos. Esse medo do “não-plano” ou, na verdade, esse medo do que pode acontecer com sua mente se ela for deixada à própria sorte, é falso. O senhor não tem um bem maior do que sua mente e não há manifestação maior desse bem do que descobrir qual é o seu plano.

Não estamos aqui para esperar por um lugar melhor; estamos aqui para estar no lugar melhor que esperamos. Devemos, a cada momento, trabalhar para tornar tangível esse lugar melhor. Pois, por meio desse trabalho, nossas esperanças se manifestarão como nossa realidade atual.

Da próxima vez que pensar no quanto não gosta de seu emprego ou sentir ressentimento por não receber os benefícios que merece de seu empregador, da próxima vez que se convencer de que é de alguma forma nobre odiar suas tarefas diárias, mas executá-las de qualquer forma apenas para obter sustento, quero que se lembre da história do cara dos EUA. O senhor deve se lembrar da história do cara dos EUA que deixou tudo para trás para encontrar uma qualidade de vida melhor, fazendo algo que ama em um lugar onde ama fazer isso. Não porque seu plano era vender um telefone ou pagar uma conta, mas porque seu plano era começar a gostar do que fazia. Ele encontrou esse lugar e não consigo pensar em nada mais nobre do que isso.

Hanói, Vietnã

Depois de visitar a Malásia, embarquei em meu voo para o Vietnã. No Vietnã, eu ficaria hospedado na casa de um antigo colega meu da Instituto de Biodesign nomeado Binh Nguyen. Depois de chegar ao apartamento alto de Binh, descarreguei minhas coisas e fui dormir no chão de sua sala de estar em uma esteira de bambu que ele me forneceu. Antes de visitar oUniversidade de Ciência e Tecnologia de Hanói para ministrar meu seminário, eu tinha alguns dias para dar uma volta pela cidade. Binh estava ocupado com seu trabalho, gerenciando trabalhadores em uma fábrica de roupas de tricô, então me aventurei por conta própria. Ele sugeriu que eu visitasse o bairro antigo, pois essa é a área da cidade mais frequentada por turistas.

(A título de curiosidade, eu estava no Vietnã no dia do meu aniversário, 5 de janeiro. Quando chegou o dia, eu disse a Binh: “Ei, é meu aniversário”. Binh sorriu. Ele respondeu: “Ah, eu não sabia disso”. Ele foi até o micro-ondas. Em cima do micro-ondas estava a única cerveja do apartamento – empoeirada e quente por meses de negligência. Binh não bebia e essa deve ter sido uma relíquia de sua mudança há alguns meses. Eu fui o primeiro a visitar o apartamento, ele disse. Ele pegou a cerveja com uma mão e a trouxe para mim, “aqui está”. A lata de cerveja estava morna, parecia farinácea quando encostou na palma da minha mão. Soprei a poeira da parte de cima como o senhor faria com um livro que estivesse na prateleira de uma biblioteca ou com uma bicicleta velha que estivesse no quintal, branqueada pelo sol, nos últimos meses. “Obrigado”, eu disse. E esse foi meu aniversário no Vietnã).

O trânsito em Hanói é absolutamente insano (no nível do Índia), portanto, não havia como eu alugar um carro ou tentar dirigir sozinho. Portanto, para chegar ao bairro antigo, tive que pegar uma série de ônibus, o que foi bastante difícil de navegar, pois todas as placas estavam escritas em vietnamita. Além disso, o Vietnã era um dos únicos países do mundo em que eu não tinha sinal de celular, portanto, meu telefone não era muito útil. Foi aí que fiquei sabendo da simpatia dos vietnamitas.

Todos os ônibus em que embarquei na cidade tinham dois funcionários trabalhando – um para dirigir e outro para coletar dinheiro e indicar às pessoas a direção de seus assentos. Fui até a pessoa que recebia o dinheiro e perguntei como chegar a um local que apontei em um mapa de papel. Ele pareceu um pouco confuso. Apontei novamente para o local. Ele olhou brevemente para trás em sinal de reconhecimento. Ele então proclamou algo em alto e bom som em vietnamita para que todo o ônibus pudesse ouvir – uma jovem simpática levantou a mão. Ele apontou para ela e disse: “O senhor me siga”. E assim eu fiz.

Segui uma senhora que ia pegar o ônibus no mesmo ponto que eu (duas transferências depois). Quando chegamos ao bairro antigo, ela apontou para onde eu deveria desembarcar do ônibus. A mesma coisa aconteceu na volta; no entanto, no caminho de volta, fui convidado pela pessoa que conheci no ônibus para visitar um vilarejo local a cerca de uma hora do bairro antigo. É claro que meu telefone não funcionava, então dei a ela meu cartão e, quando cheguei à casa de Binh, já tinha recebido uma mensagem com o horário e o local do encontro. (Isso também aconteceu novamente a caminho do aeroporto quando eu estava saindo do Vietnã, embora, obviamente, eu não pudesse ir ao outro vilarejo).

A vila de Đình Bảng e a bondade dos vietnamitas

Nguyễn Hồng Hạnh e sua amiga Ngô Ngọc Anh não conheceram muitos americanos no Vietnã. Quando Nguyễn Hồng Hạnh conversou comigo no ônibus, ela estava ansiosa para me mostrar a pequena vila (Đình Bảng Village) onde Ngô Ngọc Anh e ela foram criados. Elas me mostraram vários templos, muitos dos quais haviam sido reconstruídos desde que foram destruídos no Guerra do Vietnã. Depois de explorar a cidade por algumas horas, eles me levaram para comer Che Thai (um coquetel de frutas vietnamita). Juntos, conversamos sobre vários assuntos, desde a infância até a alimentação e o noivado dela com o futuro marido. O Vietnã tem um costume muito semelhante ao de outros países asiáticos, como o Índia e Paquistão, onde as mulheres geralmente se casam mais jovens – sua amiga era muito menos tradicional e estava esperando até ter uma carreira mais estabelecida para se casar.

O que aprendi com essa experiência foi como todos se sentiram à vontade para expressar sentimentos muito pessoais uns com os outros, apesar de termos nos conhecido apenas um dia antes. O fato de todos confiarem uns nos outros o suficiente para se encontrarem nesta cidade, compartilharem comida e discutirem tópicos importantes em suas vidas. Tudo começou com uma simples necessidade de orientação e continuou por meio de uma confiança compartilhada e um desejo comum de se comunicar além das fronteiras culturais. Ao iniciarmos as conversas com confiança, nos permitimos encontrar conexões que, de outra forma, estariam completamente perdidas. Não há como planejar experiências como essa – isso não é uma atração turística, o senhor não pode pagar por isso. São momentos genuínos como esses que me ajudam a perceber o quanto o resto do mundo está ansioso para dizer olá.

No bairro antigo de Hanói, encontrei um lugar para comprar um cruzeiro de barco na Baía de Halong que custava cerca de US$ 80 por dois dias, incluindo quarto, alimentação, caiaque, caminhada, natação e um passeio pelas cavernas. Aceitei a oferta. Enquanto estava sentado no cruzeiro de barco na Baía de Halong, conheci um casal chileno que estava viajando junto. Conversando um pouco, eles me perguntaram quem eu era e o que estava fazendo. Eu lhes disse que sou um cientista viajante que visita universidades, centros de pesquisa e instituições em todo o mundo para contar a história do a ciência como uma força colaborativa que une nossa comunidade global em uma busca de conhecimento com o objetivo de resolver os maiores problemas sociais do mundo. Informei a eles que leciono sobre conceitos de sustentabilidade, células microbianas de combustívele a busca pelo conhecimento humano.

Um deles respondeu imediatamente, expressando claramente sua hostilidade em relação às minhas ações. Ponderando sobre o motivo dessa hostilidade, sentei-me e escutei. Ela tinha doutorado em neurociência e estava convencida de que não havia nada que eu pudesse fazer para mudar o mundo. Ela insistia que os cientistas eram todos indefesos diante de um sistema intransponível dirigido por grandes corporações petrolíferas e investidores privados. Que a corrupção no sistema era o que comandava o show e que a mera ideia de sugerir o contrário era uma farsa. Ela mencionou que essa crença foi o que a levou a deixar as ciências e se tornar uma organizadora de festas profissional, onde não precisaria mais se preocupar com as fontes de financiamento ou temer retaliações de grandes empresas em termos de limitação de financiamento caso descobrisse determinados resultados. Ela deixou bem claro que suas tentativas de mudar o sistema no passado a levaram a uma conclusão infrutífera, mas não explicou o que aconteceu, quando e quem estava envolvido.

Tivemos uma série de conversas nesse sentido – nada fora da linha ou algo do gênero. Ela estava claramente tão apaixonada por sua impotência e pessimismo quanto eu por minha esperança e otimismo. Entendo como ela se sente. Acho que muitos de nós nos sentimos assim. Embora a eleição do atual POTUS sem dúvida exacerba esse sentimento de desesperança, mas não é de forma alguma seu progenitor. Sabemos que grandes corporações como a big pharma e grande petróleo controlam grande parte da riqueza do mundo. E sabemos que há uma grande quantidade de políticos e empresas influência que perpetua esse status quo. E é exatamente por isso que não podemos nos dar ao luxo de deixar as ciências para incentivar vidas de complacência e hedonismo.

Este é o momento em que mais precisamos dos cientistas. Os educadores científicos têm um papel importante a desempenhar informar o público sobre como os fatos e dados que coletamos influenciam e melhoram sua qualidade e quantidade de vida. Que, como cientistas, não podemos mais nos dar ao luxo de sermos observadores passivos e que devemos usar nossos fatos para agir politicamente. Para defender a ciência, não precisamos apenas de cientistas sentados em um laboratório – precisamos conversar com pessoas de todas as formas de vida para incentivar nossa mensagem. Não há razão para que uma pessoa que esteja coletando assinaturas para uma votação não possa estar coletando assinaturas para a ciência. Mas para incentivar esse trabalho, para ter essa influência, precisamos optar por persistir na ciência.

Como seres humanos, devemos desfrutar de nosso trabalho o tempo todo. No entanto, essa meta não é realista – sempre haverá momentos problemáticos ou dias difíceis. No entanto, acho que é realista esperar que nos coloquemos em uma situação em que gostemos de nosso trabalho na maior parte do tempo. Afinal de contas, não podemos esperar nos sentir realizados se raramente ou nunca gostamos de nosso trabalho. E, para isso, não podemos nos permitir realizar tarefas braçais simplesmente para receber um salário. Pois, nesse caso, o salário nada mais é do que uma promessa vazia de que realizar uma tarefa da qual não gostamos hoje nos levará inevitavelmente a realizar uma tarefa da qual gostamos amanhã. Em vez disso, o prazer de nosso trabalho deve estar na tarefa diária de realizá-lo e devemos desfrutar de nossas tarefas pela satisfação de realizá-las, e não pela satisfação de escapar delas.

Rolinhos primavera caseiros (de barco)

Por causa desse sentimento, ela me acusou de estar fazendo uma marxista que não é necessariamente verdadeira. Em vez de coletar capital em termos de ganhos estritamente monetários, podemos obter capital individual e emocional descobrindo quem somos e o que temos a oferecer a nós mesmos e aos outros para que possamos ditar a direção que tomamos em nossas tarefas diárias. Eu diria que minhas filosofias têm muito mais a ver com transcendentalismo do que o senhor MarxismoO lucro para o transcendentalismo é uma construção filosófica quase totalmente americana que tem como motivação principal o triunfo do indivíduo como autossustentável e autossuficiente. Nesse contexto, podemos perceber o lucro como uma pessoa autoidentificada que adquire sabedoria por meio de insight e experiência.

Com esse capital intelectual, podemos entender a nós mesmos e o lugar como um meio de descobrir nossas paixões e realizar o mundo como queremos que ele seja. E então podemos usar nossas paixões individuais para gerar visões coletivas e formar uma comunidade e uma cultura de atores sociais positivos e apaixonados. Certamente, os atores políticos e corporativos puxam muitas cordas – a verdadeira questão é: o que o senhor decide fazer a respeito?

Infelizmente, para os senhores que leram o blog na íntegra e para aqueles que decidiram pular para o final, sejam bem-vindos à seção em que eu os informo sobre as melhores e mais recentes pesquisas da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hanói, no Vietnã. Durante minha visita aqui, fiz uma apresentação sobre o bioeletroquímica. Os alunos estavam ansiosos para aprender; infelizmente, muitos deles tiveram muita dificuldade para entender meu inglês. Felizmente, Binh optou por fazer uma apresentação logo após a minha, em vietnamita.

Binh Nguyen é um pesquisa anterior do meu antigo laboratório que estava trabalhando diligentemente no aprimoramento e desenvolvimento de uma biorrefinaria contendo bactérias fotossintéticas que simultaneamente sequestram dióxido de carbono do ambiente e geram lipídios que podem ser extraídos para produzir combustível. O foco principal do projeto é desenvolver uma biotecnologia neutra em carbono que converta o CO2 da atmosfera nos compostos de carbono de cadeia longa necessários para criar combustível. Isso permitiria que os seres humanos continuassem a usar uma infraestrutura de combustível relativamente semelhante à que já existe. Entretanto, como os materiais para o desenvolvimento do combustível são os mesmos que os produzidos pela queima do combustível (CO2), a utilização de combustíveis à base de carbono torna-se neutra em carbono. Ele pretende melhorar esse processo aprimorando a taxas de crescimento e recuperação de lipídios dos microorganismos responsáveis pelo processo de biorrefinaria. O senhor deve se lembrar de ter ouvido falar de pesquisas semelhantes em blogs anteriores daPolônia, Alemanha (por que o DSMZ está começando a coletar mais microrganismos fotossintéticos), eIsrael. Jonathan Trent oferece uma visão geral abrangente (usando microorganismos) por meio de um TedTalk abaixo.

Para obter mais informações sobre a usina de produção de combustível à base de cianobactérias fotossintéticas que a Joule planeja instalar no Novo México, EUA, confira Biofuels Digest ou seu perfil no Bloomberg. Para obter mais informações sobre o laboratório da Bruce Rittmann, onde Binh realizou sua pesquisa, visite o site do laboratório.

Dr. Thi Thai Yen Doan é um amigo de longa data e colaborador do Dr. Binh Nguyen, que também procurou maneiras de otimizar a extração de lipídios de biorrefinarias baseadas em microalgas. Além disso, o Dr. Yen está buscando complementar a produção de combustível neutro em carbono a partir de microrganismos fotossintéticos com a remoção de nutrientes de produtos agrícolas. porco e carne resíduos agrícolas. Conforme discutido em blogs anteriores da Cingapura, Áustria, Espanha, e Suíça, nutrientes encontrados no esterco, incluindo carbono, nitrogênioe fósforo pode ter impactos prejudiciais duradouros no meio ambiente, uma vez que leva ao crescimento de microrganismos indesejados e, por fim, a eutrofização.

Dr. Yen, Doan Thai (esquerda) e Binh Nguyen (direita). O tubo na parte de trás são reatores de chorume de suínos em escala de laboratório que são usados para acoplar o crescimento de Chlorella com BNR e produção de lipídios.

Por esse motivo, é importante desenvolver tecnologias que possam recuperar esses nutrientes ou removê-los. No entanto, a pesquisa do Dr. Yen busca sequestrar o processo de eutrofização e inverter a situação. Em vez de sofrer as consequências do crescimento descontrolado de microrganismos fotossintéticos no ambiente, ela explora a lama rica em nutrientes para cultivar os microrganismos fotossintéticos que deseja em biorreatores. Dessa forma, ela não apenas gera combustível à base de carbono a partir do sequestro de carbono, mas também desenvolve esse combustível enquanto realiza simultaneamente remoção biológica de nutrientes (BNR). No momento, um grande desafio é encontrar o equilíbrio de nutrientes para cultivar consistentemente os microrganismos fotossintéticos, mas, conforme demonstrado por empresas como a Joule,Heliaee OriginClear Petro (para citar apenas alguns) – a comercialização é muito iminente.